Fiquei surpreso quando voltei ao Blogspot esses dias e notei que, embora eu há muito tempo tenha mudado para um blog no WordPress, até hoje ainda tem pessoas visitando aquele endereço. E mais até do que aqui! Não sei o porquê disso, e sendo sincero já desisti de tentar entender como funciona a internet.
Minha única certeza é que ando bem desgosto com as redes sociais em geral e pensando em alternativas que me libertem do poder dos incompreensíveis e eternamente mutáveis algoritmos.
Há quem ainda publique em blogs. Eu mesmo tenho seguido alguns aqui no WordPress. Redescobri o prazer disso há algum tempo, depois de ir xeretar alguns blogs da comunidade.
As redes sociais nos obrigam a passar rapidamente pela timeline sem de fato apreciar direito as coisas que vemos nela. São construídas de modo a tornar tudo efêmero, inclusive as relações humanas. Nos blogs sinto que consigo relaxar mais e me concentrar nos conteúdos, sem ter um feed me apressando como um garçom impaciente. Sem pressa.
No momento estou dando uma olhada no Substack, vendo como funciona, pra talvez criar uma Newsletter lá. Veremos. Por enquanto vou ficando por aqui mesmo.
É bem mais interessante mesmo uma postagem de blog; acho que as redes sociais deviam funcionar como no começo, para direcionar o público ao conteúdo dos blogs. Abraços!