Não sei se está em uso o termo “ressaca de redes sociais”, mas é o mais adequado pra descrever o que tenho sentido nos últimos tempos. A pá de cal no Facebook aconteceu pra mim ontem, quando recebi duas notificações:
- Uma sobre a denúncia que eu havia feito outro dia contra um perfil que estava fazendo postagens lgbtfóbicas: a rede concluiu que não havia nenhum problema (!) com as postagens e sugeriu que eu apenas bloqueasse a pessoa.
- A outra era informando que eles haviam excluído uma postagem minha por violar os termos de uso da plataforma. A “violação” foi eu divulgar uma exposição em homenagem a Van Gogh na Holanda (!!!)
Foi a gota d’água pra mim e, depois de eu ter ficado já umas duas semanas sem postar nada, foi o momento de dizer “Adeus, Facebook”.
Me sobrou apenas o Instagram, onde ainda gosto de entrar, mas já não tanto como antes. Ontem à noite abri uma conta no Mastodon, mas achei essa rede quase tão tóxica quanto o Twitter (que também deletei no fim de semana) e devo sair logo de lá.
O lado bom disso é que sobra mais tempo pra continuar meus estudos de animação e outras coisas.
Pra não ficar sem desenho nesse post, aqui vão uns estudos de personagem que fiz hoje.
Ah, e adicionei lá embaixo, na página, um botão pra vocês poderem receber o conteúdo do meu blog por e-mail, se desejarem.

Ainda bem que o sigo por aqui, Jean – e o wordpress avisa. Não tenho entrado muito em redes sociais ultimamente; talvez seja um movimento cíclico pessoal que ajuda a não me saturar muito… e o FunkToon, tá com trabalho por lá?
Tá sendo uma boa desintoxicação… 😀 Não tenho planos de levar nada pro Funktoon, não.