Jesse Marsh e Tarzan

Estava folheando um encadernado de histórias em quadrinhos do Tarzan, da Ebal (Editora Brasil-América), presente do velho amigo A. Moraes, e me detive um pouco mais nas HQs produzidas pelo Jesse Marsh.


Pelo que sei, os leitores de Tarzan não gostavam muito dele. Li isso uma vez numa sessão de cartas da revista – o editor, Aizen, havia comentado. Meu artista favorito do homem-macaco é, e acho que sempre será, Russ Manning, mas as histórias de que mais gostei até hoje do Tarzan foram as que o Jesse Marsh fazia. Não sei se era ele quem escrevia as histórias (na época as editoras cultivavam o péssimo hábito de não creditar os autores); consta que pelo menos algumas foram escritas por Gaylord Dubois, mas não sei dizer quais.
As história feitas por Marsh eram, a meu ver, mais fiéis ao espírito das histórias escritas por Edgar Rice Burroughs; o clima de aventura permeava tudo, mesmo as cenas mais simples, quando, por exemplo, os personagens estavam apenas sentados conversando perto de uma fogueira. Seus personagens eram mais bem elaborados e caracterizados, tinham alma e profundidade, coisa que eu não via em artistas mais “festejados” pelos leitores – inclusive o próprio Manning, de quem eu gosto tanto.
Jesse Marsh começou sua carreira como animador nos estúdios Disney e depois foi trabalhar com quadrinhos. O desenho dele tinha influências do Milton Caniff, perceptível nas grandes massas de preto que usava em seus desenhos; penso que tinha também algo de artista plástico, pela grande variedade de texturas que ele conseguia com o pincel.


Uma coisa que também aprecio no trabalho dele é a forma como desenhava os povos africanos. Numa época em que os desenhistas costumavam desenhar pessoas negras (e de outras etnias) todas com a mesma cara, Marsh desenhava esses personagens de forma distinta uns dos outros. Jesse Marsh era negro, e talvez isso tivesse feito ele ser mais cuidadoso que outros artistas com esse aspecto das histórias de Tarzan. Até onde sei, ele foi o único artista negro a desenhar histórias de Tarzan. Foi também ele o primeiro a fazer HQs do homem-macaco especialmente para revistas. Elas já existiam, mas até então o material publicado eram as tiras de jornais reeditadas para o formato das revistas.

Um comentário sobre “Jesse Marsh e Tarzan

  1. Paira no ar, um racismo indisfarçável quando de fala neste artista negro, conheci o Tarzan através dos seus desenhos, eu gostava muito, e percebi que outros desenhistas imitavam ele, saiam-se mal nesta imitação, ninguém imita quem não faz sucesso, verdade seja dita. Veja se você vê problema no Jesse? Que pergunta racista, que problema poderia haver? Além da vontade de criar problema não existente? O Jesse é perfeito naquilo que se propõe, não há o que tirar nem por, quem quiser que faça melhor, ele apenas tem seu estilo, e cada artista cria com o tempo o seu próprio. Desenho há uns 55 anos, vou bater a casuleta logo, é uma pena, bons, artista como Joe Kuber Russing Manning, morrer, afinal só múmia são eterna, mas, souberam chegar ao topo da carreira. Fiz quadrinhos, caricatura e o caralho a 4, só não podemos deixar de viver para fazer arte 24 hs, por dia, o fato de não sermos conhecidos pela mídia ou sociedade, não quer dizer que não somos bons. É bom parar de taxar negros, rotulá-los e persegui-los por conta da sua pele, isso dá em tragédia, para todo mundo, não leva À NADA. Sou pesquisador de quadrinhos, e o tempo de cada um é único, todos tem o seu valor, o preconceito fica por conta dos perdedores, Louis Armstrong, foi um artista negro, que cantou em lugares que só entravam brancos, quem aproveitou a música dele, e apreciou o seu trabalho se deu bem, porque hoje não temos talentos a esse nível, portanto, apreciar a arte sem preconceitos é um valor impagável. O preconceito cega, faz você perder, oportunidades de enriquecer culturalmente e alargar seus horizontes, Jesse deixou sua marca assim como outros e só.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s